Apple adotará a AMD Radeon HD5750 DX11 em seus produtos

A Apple parece ter gostado bastante da experiência com a adoção das GPU AMD Radeon HD4850 em seus iMac´s e Macbooks. As informações provenientes da CeBit, em Hannover (Alemanha), informam que a Apple continuará a usar hardware AMD em seus produtos, especialmente as novas GPU AMD Radeon da série 5000, únicas atualmente no mercado compatíveis com a API DirectX 11.

O início do movimento da Apple em direção à AMD foi com a parceria entre as duas empresas para a adoção da HD4850 nos iMac, em um contrato originalmente previsto para até junho deste ano. Entretanto, as coisas estão mudando com a Apple solicitando, agora, as Radeon HD 5750, o que está provocando uma relativa escassez desse tipo de cartão gráfico no mercado, tendo em vista que a maior parte dessas Juniper de 720 shaders estão sendo direcionadas à Apple.

O aspecto interessante é que a Apple não oferece suporte ao DirectX 11 em seus sistemas operacionais, tendo em vista que esta API é exclusiva do Microsoft Windows. Entretanto, a Apple tem uma funcionalidade quase idêntica ao DX11, que é o Apple 3D API, baseado em OpenGL.

Enfim, é muito bom saber que a Apple está atualizando o hardware gráfico de seus produtos com velocidade impressionante, colocando-os com o que há de mais atual no mercado.

Comentários