AMD Velocity: uma nova arquitetura de GPU a cada ano

Nós sabemos que os primeiros processadores APU (Acelereted Processor Unit) Fusion chegarão em 2011. Mas como será a evolução dessas APU a partir de 2012? A Intel já dispõe da estratégia "tick-tock" na qual se compromete a introduzir uma nova arquitetura de microprocessadores a cada dois anos.

AMD Velocity e o Fusion

Uma versão do tick-tock da Intel para os processadores gráficos é a estratégia AMD Velocity, conforme pode ser visto nos roadmaps da AMD. Com isso, a companhia de Sunnyvale promete que colocará no mercado, a cada ano, uma nova arquitetura de processadores gráficos (GPU).

As transparências da AMD, porém, não especificam se isso significa uma duplicação de recursos dos processadores gráficos atuais ou alterações mais profundas em termos de arquitetura.




Entretanto, no âmbito dos processadores Fusion, a estratégia Velocity indica que a cada ano nós teremos um novo chip com uma nova GPU integrada. A dimensão "CPU" das APU Fusion, porém, poderá ou não sofrer aperfeiçoamentos.

De qualquer forma, o AMD Velocity indica que a AMD também está comprometida com aperfeiçoamentos anuais de arquitetura, e é provável que sejam observados aperfeiçoamentos na área de CPU também.

Outra conclusão que se chega a partir do AMD Velocity é a de que, como está cada vez mais difícil obter-se grandes ganhos de performance com as arquiteturas de CPU, a AMD pode sempre confiar no aperfeiçoamento das GPU para dar aos usuários uma razão para fazerem uma atualização em seus sistemas.

Em um contexto em que se ampliam o interesse e as aplicações aceleradas por GPU, a estratégia AMD Velocity parece adequada. Com mais aplicações baseadas em GPU e com os aperfeiçoamentos anuais, não é difícil de acontecer um cenário que mostre ganhos de 20% de performance a cada ano com os aperfeiçoamentos advindos das GPU´s.

Fonte: Anandtech

Comentários

  1. Para mim o tick-tock da Intel é uma das melhores cosias já feitas, com base nisso os consumidores podem planejar melhor quando comprar um novo processador, se AMD fizesse algo do tipo seria muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Para as GPU e para o Fusion o tick-tock da AMD será o Velocity.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.