AMD TurboCore: a tecnologia de overclock dinâmico

AMD Turbo Core provavelmente será o nome da tecnologia aplicada aos novos processadores da AMD da série Thuban, e que irá acelerar a frequencia de operação de núcleos de processamento, na situação em que a aplicação não esteja preparada para lidar com várias threads. 

Os processadores modernos dispõem de vários núcleos de processamento, entretanto, nem todas as aplicações estão preparadas para usar essa funcionalidade de hardware, fazendo com que, em alguns casos, seja usado apenas 1 núcleo, deixando os demais ociosos.

Assim, o AMD Turbo Core é uma tecnologia que irá monitorar o nível de carga dos núcleos do processador, e, uma vez verificada ociosidade em alguns desses núcleos, aumentará a frequencia de operação do núcleo que está sendo mais utilizado, melhorando a performance dessas aplicações não otimizadas para processamento multi-nuclear.

Entretanto, é importante considerar que esse nome - Turbo Core - provavelmente também será usado pela IBM para designar os processadores da linha Power 7.

A Intel já dispõe de uma tecnologia similar aplicada à sua linha de processadores da família Nahalem, e que é denominada Intel TurboBoost.

Comentários

  1. Muito bom! Já que os softwares em sua esmagadora maioria não estão preparados para tirar proveito de múltiplos núcleos, nada melhor do que uma tecnologia assim, ainda bem que a AMD não demorou para implementa-la em seus chips.

    ResponderExcluir
  2. De fato será interessante ver essa funcionalidade nos processadores AMD, entretanto, eu fico com a pulga atrás da orelha se esses "Turbo" da Intel e AMD servem mais para "turbinar" resultados de benchmarcks sintéticos, e têm pouco (ou nulo) resultado em aplicações reais (a Intel é mestre, doutora e PhD nisso).
    Apesar que em processadores de 6 núcleos, começa a fazer sentido, tendo em vista que se para 4 núcleos já são poucas, que dirá para 6 núcleos.
    De qualquer forma, ainda não está claro como irá funcionar esse TurboCore. Não se sabe, ainda, se ele será gerenciado pelo Sistema Operacional (via driver) ou através de um mecanismo do próprio processador.
    Eu acredto que o TurboCore funcionará através do ACC do SB750 presentes em alguns chipset´s série 7 e 8 da AMD. Nesse caso, somentes as motherboads com o ACC e o SB750 fariam o TurboCore do Thuban funcionar.
    []s.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.