AMD se prepara a GeForce GTX480: Catalyst 10.3 eleva em até 20% a performance da HD5870

A batalha que se pronuncia entre AMD e NVIDIA é feroz. O iminente lançamento das novas NVIDIA GeForce GTX470 e GTX480 no próximos dias, vai colocar finalmente a NVIDIA no mercado DX11, completamente dominado, nos últimos seis meses, pela AMD com a Série Radeon HD5000.

A AMD ATI Radeon HD 5870, que foi lançada em 21 de setembro de 2009, provou-se uma grande placa de vídeo, e que vem melhorando ao longo dos últimos seis meses graças às atualizações mensais de drivers.

Mas o que era bom pode ficar melhor: os rumores segundo os quais a AMD tinha performance escondida nas mangas de suas Radeon HD5XXX parecem estar se confirmando. Uma análise preliminar do novo Catalyst 10.3 mostra uma grande melhoria de performance em diversos jogos. Evidentemente, não é coincidência que esse novo driver esteja sendo lançado dois dias antes da chegada da GeForce GTX 480.



Segundo a AMD, o ATI Catalyst ™ 10.3 irá desbloquear novas melhorias de desempenho, e sendo que as versões WHQL estarão disponível em 24 de março. Além disso, o Catalyst ™ 10.3A conterá suporte ao Open 3D Stereo e também otimizações do Eyefinty.

O site Legit Reviews fez um comparativo entre o Catalyst 10.2 e o 10.3 com Radeon HD 5870 1GB GDDR5, e os resultados são os seguintes.









Conclusão

Os testes evidenciam que o Catalyst 10.3 melhora de forma significativa a performance da AMD Radeon 5870 na maioria dos títulos de jogos de computador, excetuando-se Batman: ArkhamAsylum. A evolução de 20% no Tom Clancy's H.A.W.X é algo surpreendente para uma atualização de driver.

O ATI Catalyst 10.3 parece desbloquear todo o potencial da ATI Radeon HD 5870, o que sugere que a AMD estava segurando o desempenho dessas placas para esta ocasião. Evidentemente que os executivos da AMD não irão confirmar a tese.

Entretanto, mais melhorias de performance estão em gestação: uma atualização do ATI Crossfire deve trazer ganhos de 40 a 70FPS no jogo Battlefield2: Bad Company, o que significa uma elevação de até 75%.

Enfim, a batalha AMD versus NVIDIA nunca esteve em um nível tão elevado, o que é ótimo para para os consumidores.

Comentários