AMD mostra o Phenom II X6 hexanuclear (6 núcleos) em funcionamento

A AMD está aproveitando o evento CeBit, em Hanover, para mostrar o seu processador de seis núcleos Phenom II X6 Thuban em funcionamento. O modelo de engenharia aparece em funcionamento de uma placa mãe GA-890GPA-UD3H com o novo chipset para plataformas Desktops AMD 890GX e suporte a processadores de até 140W de TDP.
Ainda não está claro se os próximos processadores AMD Phenom II X6 Thuban irão funcionar em motherboars antigas, apesar de ser tecnicamente possível ele funcionar em uma placa mãe com socket AM3.


Se o TDP do Phenom II X6 Thuban será este (140W) ainda não se sabe, mas existem especulações que a versão máxima seria de 140W.

A demonstração da AMD mostrou o Phenom II X6 Thuban acoplado a memórias DDR3 e rodando o Windows 7 de forma estável, e com o Gerenciador de Tarefas mostrando os 6 núcleos em funcionamento.

Não foram informadas as frequencias de operação, mas já se sabe que o Phenom II X6 Thuban mais rápido operará a 2.8Ghz, incluindo, porém, uma funcionalidade que acelerará alguns dos núcleos, quando os demais não estiverem em operação.

O sistema do teste também operou com um sistema gráfico integrado da motherboard AMD Radeon 4290 IGP, que vem incorporado no chipset AMD 890GX. Enfim, trata-se da plataforma Leo em funcionamento.

A data de lançamento da AMD Phenom II X6 Thuban está estipulada para o primeiro semestre de 2010.

Comentários

  1. Muito bom,na espera !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu também estou na espera. Mas espero que o TDP não seja tão elevado, e que o preço também seja camarada...

    ResponderExcluir
  3. Afinal, o que conta pra AMD, TDP ou ACP?

    ResponderExcluir
  4. No caso das CPU para servidores, o que vale é o ACP, pois é com esse parâmetro que são calculadas as necessidades de refrigeração dos Data-Centers. Já para CPU´s de desktops e notebooks, o que vale é o TDP mesmo, mesmo porque a AMD não divulga o ACP desses últimos.
    []s.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.