AMD liberou o beta driver ATI Catalyst OpenGL 4.0

O Khronos ™ Group anunciou recentemente a disponibilidade das API OpenGL ® 3.3 e OpenGL ® 4.0, versões atualizadas do padrão de desenvolvimento gráfico mais difundido do mundo. As placas gráficas da ATI/AMD já oferecem suporte ao padrão OpenGL, e com a atualização de drivers, irão se tornar compatíveis com as últimas versões do OpenGL 3.3 e 4.0.

OpenGL 3.3

O OpenGL 3.3 é suportado por todos os chips gráficos discretos da AMD, tanto os voltados para o mercado profissional (ATI FirePro™), quanto para o segmento doméstico e de games (ATI Radeon ™), desde 2007. Com o beta driver liberado hoje, todas as funcionalidades presentes no OpenGL3.3 serão ativadas nessas placas de vídeo.


OpenGL 4.0

A linha de placas gráficas topo de linha da AMD, composta pelas Séries ATI Radeon HD 5900 e HD 5800, já são totalmente compatíveis com o padrão OpenGL 4,0, incluindo cluding tessellation eintegração com a API OpenCL, que permite a aceleração por GPU em aplicações OpenGL.

O novo beta driver disponibilizado, porém, irá ativar as funcionalidades do OpenGL 4.0 para as ATI Radeon HD 5400, HD 5500, HD 5600 e HD 5700, com excepção do suporte para cálculos de dupla precisão, recurso este que será ativado nesses produtos em uma versão posterior do driver. Entretanto, todos os outros novos recursos introduzidos pelo OpenGL 4.0 já serão ativados imediatamente em todas as ATI Radeon HD 5400 ou superiores, através desta atualização de driver de hoje.

O fato de a AMD anunciar um driver com suporte aos novos padrões OpenGL 3.3 e 4.0 de forma simultânea ao lançamento das APIs é interessante tanto para desenvolvedores quanto usuários, que podem desfrutar das novas funcionalidades em suas atuais placas de vídeo ATI Série 5400, ou superores, além de mostrar que o compromisso com a difusão de padrões abertos.

Para saber mais detalhes sobre o padrão OpenGL 3.3 e 4.0, acesse o press-release da Kronos.

Para fazer o download do novo beta driver ATI Catalyst OpenGL 4.0, clique aqui.

Para instruções de instalação do beta driver ATI Catalyst OpenGL 4.0, clique aqui.

Fonte: AMD

Comentários