AMD: "Desenvolvedores só usam o NVIDIA Physx porque recebem dinheiro para usá-lo"

A AMD anunciou, hoje, os próximos passos de sua "Open Physics Iniciative", a qual consiste em um padrão aberto de Física para jogos de computador, e aproveitou para apontar que seu concorrente NVIDIA Physx só é usado pelos desenvolvedores de games, pois estes recebem dinheiro para implementar o NVIDIA Physx em seus jogos.

Richar Huddy, Diretor de Relações com Desenvolvedores da AMD, afirmou que "O que nós temos visto com Física, ou melhor com PhysX, é que a NVIDIA faz um contrato de marketing com um determinado título, e com isso a NVIDIA garante o direito de implementar o NVIDIA Physx no jogo".

A princípio, não haveria nada de errado com isso, entretanto, o diretor da AMD entende que seria melhor se a NVIDIA não interferisse nas escolhas técnicas dos desenvolvedores. "O problema é que os desenvolvedores, obviamente, não querem o Physx em seu jogo", diz Huddy.

"Eles [desenvolvedores de games] não estão implementando NVIDIA Physx porque eles querem; eles só fazem isso porque são pagos para isso. Então temos uma situação artificial no momento em que você vê Physx nos jogos, porque o Physx não está lá porque o desenvolvedor deseja".

O diretor da AMD também apontou que, de fato, nenhum desenvolvedor, exceto a EPIC, genuinamente deseja uma implementação de Phyxs acelerada por GPU em seus jogos. "Eu não conheço nenhuma implementação de Physx em jogos por opção do desenvolvedor, exceto no caso do Unreal. Eu não conheço nenhuma desenvolvedora de games, hoje, que diz: nós realmente queremos o NVIDIA Physx em nosso jogo".

Por outro lado, a AMD está muito confiante em sua abordagem alternativa de Física acelerada por GPU baseada no padrão aberto Havok. A AMD acredita que o Havock irá forçar a NVIDIA a juntar o Physx ao GLide e ao A3D no museu de APIs proprietárias.

“Eu penso que os padrões proprietários irão sumir", diz o diretor da AMD. "Se você voltar dez anos atrás, verá que o padrão GLide era uma API proprietária de gráficos 3D para jogos, e o que vimos é que o padrão proprietário perdeu a disputa para os padrões abertos.

Esse é um dos aspectos que a AMD pretende chamar a atenção dos desenvolvedores de games na Games Developers Conference (GDC): que é uma péssima opção optar por padrões proprietários, se o mundo quer padrões abertos.

O fato é que é realmente necessário um padrão de Física acelerada por GPU, e o AMD Open Physics Initiative é atualmente o único sistema que irá funcionar em qualquer hardware. "Quando você tem um padrão aberto, todos podem usar sem o pagamento de licenças, e todos podem escolher com base na melhor escolha técnica, evitando que o mercado seja distorcido por acordos de marketing.

Fonte: THINQ

Comentários