Google está desenvolvendo um tradutor universal

As situações nas quais os personagens da série Star Trek usavam equipamento de tradução universal para poderem se comunicar com os mais variados ET´s parecem estar próximas de sair do campo da ficção e chegar à realidade: o Google está desenvolvendo um complexo software de linguística capaz de traduzir conversas telefônicas instantaneamente.

O Google espera que o sistema, que incorpora um mecanismo de reconhecimento de voz associado a um módulo de tradução de linguagem, esteja disponível nos próximos anos.

A tecnologia de tradução universal estaria sendo desenvolvida sobre produtos como o Google Translator, que atualmente trabalha com 52 linguagens, permite buscas inter-línguas e tem uma opção de auto detecção da linguagem na qual está escrita o texto.

O Google também já tem um sofisticado sistema de reconhecimento de voz, como demonstrado no smart phone  Nexus One, que tem a capacidade de entender e executar comandos de voz, como pesquisas na Internet.

"Nós entendemos que tradução simultânea de voz será possível, e funcionará de forma razoável em poucos anos", disse Frak Och, chefe da divisão de serviços de tradução do Google.

Comentários