AMD Magny-Cours: o processador de 12 núcleos está chegando

A AMD - Advanced Micro Devices - já está entregando - ainda de forma limitada - exemplares dos novos processadores AMD Opteron Série 6000 Magny-Cours para que os fabricantes de servidores possam se preparar para o lançamento do chip, que deve acontecer ainda neste primeiro trimestre de 2010, no mês de março.
Em 2003, o lançamento dos primeiros processadores de servidores Opteron elevou a AMD da categoria de fabricante de processadores de baixo custo para computadores para a de fornecedor classe mundial de processadores para servidores. A expectativa é que o Magny Cours promova uma outra revolução no mercado de processadores x86 para servidores.
O novo chip da AMD é um monstro com 12 núcleos de processamento, um controlador de memória integrado de quatro canais e links de alta velocidade para interconexão entre os dois módulos de 6 núcleos cada.
O mercado de processadores para servidores é altamente lucrativo, tendo em vista que essas CPUs são vendidas por preços elevados. Não é por outro motivo que o AMD Magny-Cours enfrentará uma concorrência feroz não só da Intel, com os XEON de 8 núcleos baseados na arquitetura Nahalem, como também da IBM, com os processadores IBM Power, e da Sun, com os UltraSPARC. O gráfico abaixo mostra que a margem de lucro com servidores cresce ao longo do tempo.

Além disso, a demanda por servidores também crescerá, conforme mostrado no gráfico abaixo. O resultado é um mercado que tem demanda e margens de lucros crescentes.


De acordo com as informações preliminares, os novos processadores de 12 núcleos AMD Opteron 6000 serão oferecidos inicialmente nas seguintes versões:

Linha Mainstream

1.90Ghz,
 2.10Ghz 
2.20Ghz. 

Linha HE (Alta Eficiência Energética)

1.70Ghz

Linha Performance (SE)

2.3Ghz

Processadores de 8 núcleos

Junto com os Opteron de 12 núcleos, chegarão ao mercado outras versões, de 8 núcleos de processamento, trabalhando em frequencias de 2.0Ghz, 2.3Ghz e 2.4Ghz. Haverão também versões de alta eficiência (HE) energética de 1.8Ghz e 2.0Ghz.

Socket G34

Os novos processadores de 12 e 8 núcleos da AMD fazem parte da plataforma Maranello, que inclui também o novo socket G34 de 1944 pinos. Em termos de dissipação térmica, o Magny Cours serão oferecidos em versões de 85W, 115W e 140W de TDP. O link Hyper-Transport terá velocidade de 6,4GT/s.

A plataforma Maranello prevê processadores de até 16 núcleos de processamento, interface de memória de quatro canais, e poderão ser montados em sistemas bi-processados (2P) e com até 4 processadores (4P). Em termos de performance, a expectativa é de ganhos dramáticos em relação ao que existe hoje no mercado.
Os benchmarcks preliminares que apareceram na Internet mostram que o termo "dramático" não é exagerado. Confira:



Fonte: XBitsLabs

Comentários