29 perguntas para a NVIDIA sobre "The Way It´s Meant To Be Delayed" GF100

A comunidade de pessoas que apoiam e usam as tecnologias da AMD está preocupada com algumas questões relativas ao novo chip gráfico da NVIDIA - o GF100, que irá equipar as GeForce GTX470 e GTX 480. O editor do site The Bright Side of News recebeu um e-mail com 29 perguntas sobre a NVIDIA em geral, e sobre o GF100 em particular. Ato contínuo, encaminharam-nas à NVIDIA, ao tempo que contribuíram para elucidar alguns dos pensamentos que afligem a comunidade.
Vamos aos pensamentos:

AMD: Porque existem somente 64 unidades de textura na GF100? Este é o maior retrocesso tecnológico em relação ao GT200. Estaria a NVIDIA usando toda a área de silício do chip com funcionalidades direcionadas ao mercado de computação de alta performance? Estaria a NVIDIA abandonando o público gamer?

AMD: Quando a NVIDIA irá divulgar as frequencias de operação do GF100? Estaria a NVIDIA tendo dificuldades com as frequencias em função de problemas decorrentes da variação de qualidade dos chips, do avantajado tamanho e alto consumo de energia do GF100?

AMD: É verdade que o índice de aproveitamento dos yields do GF100 está, atualmente, somente em 2%? Seria esse problema decorrente de um projeto equivocado de engenharia e da falta de circuitos duplos de redundância para conectar as camadas de metal, fazendo com que a maioria dos chips GF100 seja incapaz de atingir 650Mhz?

AMD: Porque usar benchmarcks não usuais para comparação de performance, como aquela SS de 60 segundos do Unigne benchmarcks? Porque não usar o benchmarck completo, ou outras comparações de performance em games? O que será que a NVIDIA estaria tentando esconder?

AMD: Dado o passado de problemas da NVIDIA com dissipação térmica, o que eles estariam fazendo para enfrentar problemas nos ciclos de confiabilidade térmica em um chip tão grande e com alto consumo de potência como o GF100?

AMD: Porque a NVIDIA limitou artificialmente a performance dos cálculos de dupla precisão dos produtos GeForce para 25% da capacidade total, fazendo com que os gamers paguem por isso na forma de mais silício e maior consumo de energia? Porque os games não podem usar toda a performance pela qual estão pagando?

AMD: a estrutura distribuída da Engine Polymorph da NVIDIA implicaria que algumas de suas funções estão sendo executadas pelos shaders? Assim, a performance em Tessellation da implementação da NVIDIA irá ficar prejudicada quando os shaders estiverem ocupados com outras tarefas?

AMD: Está a NVIDIA preparada para colocar no mercado placas gráficas compatíveis com DX11? Lembrando que a AMD já oferece uma linha completa de GPU´s compatíveis com DX11 tanto no mercado desktop quando móvel.

AMD: porque será que 48% dos leitores do The Inquirer pensam que o GF100 é muito quente, caro e voraz por energia?

AMD: Porque a NVDIA mantém e usa padrões proprietários se existem padrões abertos? Tipicamente, companhias fazem isso quando têm péssimos produtos, e querem esconder isso.

AMD: A AMD tem agora, em todos os níveis de performance, produtos DX11. Porque a NVIDIA não tem nenhum produto para competir? O que está acontecendo? Todos sabiam com antecedência a data de lançamento do Windows 7.

AMD: porque os drivers da NVIDIA tem 100MB de tamanho? Os usuários de NVIDIA sofrem com downloads eternos para baixar esses drivers.

AMD: porque a NVIDIA não disponibiliza drivers de uma forma regular e previsível?

AMD: Nós estamos começando a ver PhysX nos jogos, mas porque a API PhysX não funciona em nossas GPU? Parece que está rodando na CPU. Depois de 5 anos de desenvolvimento do PhysX pela NVIDIA e Ageia, quantos títulos rodam o PhysX na GPU?

AMD: Em setembro de 2009, a NVIDIA disse que o GF100 estaria disponível em novembro ou dezembro. O que aconteceu?

AMD: Porque a NVIDIA está tentando mover a indústria de PC para um modelo baseado em padrões proprietários e limitando a funcionalidade de seus próprios produtos?

AMD: Quando nós veremos aplicações baseadas em OpenCL rodando em hardware da NVIDIA?

AMD: Seria o GF100 outro NV30?

AMD: Quando a NVIDIA estará preparada para colocar quantidades suficientes para atender o mercado com GF100?

AMD: Que tipo de fonte de alimentação será necessária para dar conta de uma GF100? E, no caso de um GF100 SLI, ou de um triple SLI de GF100?

AMD: Qual o nível de dissipação térmica da GF100?

AMD: haverão GPU´s mobile baseadas no GF100? 

AMD: Quantas GPU´s baseadas no GF100 serão necessárias para fazer funcionar um PC com 6 monitores de vídeo? E quais seriam as especificações para uma fonte de energia para um PC desse tipo?

AMD: Será o GF100 a placa gráfica de uma única GPU mais rápida do mercado na data de seu lançamento?

AMD: Como seria a comparação do GF100 com a Radeon 5870 em termos de performance / $ e performance / watt?

AMD: A NIVIDA mantém o PhysX em um padrão proprietário porque a NVDIA está com medo que as ATI Radeon ofereçam melhor experiência com o PhysX? http://www.fudzilla.com/content/view/17525/1/

AMD: Quantos títulos "The Way It´s Meant To Be Played" [desenvolvidos e disponíveis] atualmente suportam DX11? Quantas Fermi a NVIDIA disponibilizou para os desenvolvedores de games?

AMD: Quando a NVIDIA espera que o suporte ao DX11 estará presente em toda sua linha de produtos?

AMD: Porque uma recente pesquisa conduzida pelo website www.gamestar.de concluiu que 54% dos usuários preferem o DirectX11 sobre o PhysX (14,2%)?



Comentários