As plataformas da AMD para 2010 e 2011: Scorpius, Lynx (Fusion), Sabine, Dorado, Brazos e Nile

A AMD revelou hoje alguns detalhes de seus planos para 2010 e 2011. Nós podemos esperar CPU´s com mais núcleos de processamento para o segmento de desktops, o Fusion e melhorias significativas no tempo de duração das baterias de notebooks.

Plataforma Scorpius

Para o segmento de alta performance em desktops a AMD oferecerá CPUs baseadas na arquitetura Bulldozer, com versões de 4, 6 e 8 núcleos, gravados no processo de 32nm e acompanhadas de soluções gráficas de última geração da série Radeon, sobre as quais ainda existem poucos detalhes.


Plataforma Lynx - nasce o Fusion

Os primeiros processadores baseados na arquitetura Fusion chegarão ao mercado em 2011 no contexto da plataforma Lynx, prometendo equilíbrio em recursos computacionais (CPU e GPU), elevado desempenho gráfico e eficiência energética.  Ainda é cedo para prognósticos, mas é previsível que a plataforma Lynx oferecerá níveis de performance gráfica vastamente superior a qualquer solução gráfica da Intel baseada em seus Core i3 e Core i5.

Plataforma Dorado já em 2010

Para o ano de 2010 nós veremos processadores de até 6 núcleos de processamento da série K10.5 e chipset´s 880G e 890GX.

Plataforma Sabine - o Fusion para os notebooks

O segmento de notebooks contará soluções também baseadas no conceito Fusion, o que nos permite esperar ganhos expressivos na duração das baterias e performance gráfica muito superior  à oferecida pelas soluções Intel Core i3 e Core i5 com IGPs integrados.

Plataforma Danube - em 2010 notebooks de elevado desempenho

Ainda em 2010 nós veremos o surgimento da plataforma destinada ao segmento de notebooks de alta performance, e que será composta por processadores Phenom II de 3 e 4 núcleos desenhados especificamente para o segmento móvel. A solução contará também com GPUs discretas baseadas na série Radeon 5XXX, com suporte a DX11. Mesmo com tal nível de performance, pode-se esperar duração de baterias superior a 8 horas.

Plataforma Brazos - para notebooks leves

Para o segmento de notebooks de baixíssimo peso haverá a plataforma Brazos em 2011, que está sendo projetado para oferecer ótima relação performance/preço. A plataforma Brazos contará com processadores Fusion.

Plataforma Nile - para 2010

Sucessora da atual e competente plataforma Congo, nós veremos, ainda em 2010, a plataforma Nile, que promete 11% mais performance em relação à sua predecessora, e até 7,5 horas de duração de baterias.

Fonte: Semiaccurate

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.