Ações da AMD e NVDIA disparam após o anúncio do cancelamento do Larrabee

Havia uma expectativa no mercado que o processador gráfico da Intel, o Larrabee, iria chegar ao mercado em 2010, e que colocaria a foundry de Santa Clara como um dos principais players do mercado de GPU´s nos próximos anos. O anúncio do cancelamento foi uma surpresa, inclusive no mercado financeiro.




AMD NVDIA se beneficiam diretamente do cancelamento do Larrabee: ontem, um  dia  subsequente ao anúncio, as ações da AMD subiram 8,4% e as da NVIDIA, 13%, enquanto que os papéis da Intel cairam 0,44%.


Hoje as ações da AMD continuam o rally, subindo mais de 3%, enquanto que NVIDIA e Intel caem 1,7% e 3,3% respectivamente, o que converge com a expectativa de que a AMD será a principal beneficiada do cancelamento do Larrabee, mais, inclusive, que a NVIDIA. Apesar desta ainda ser líder de mercado no segmento de GPU´s, o fato é que o lançamento da Série Radeon HD5000 da AMD tirou a NVIDIA da liderança tecnológica nesse setor que cresce exponencialmente.
O sucesso das Radeons Série 5000 é tão grande, que as fábricas não dão conta de suprir a impressionante demanda de mercado: as placas chegam às lojas físicas e on-line e esgotam em questão de horas. 
Enquanto a AMD colocou no mercado um chip de baixo consumo e que apresenta uma performance jamais vista, a NVIDIA atrasa cada vez mais sua série GF300: em 2010 a AMD será a líder no mercado de GPUY, superando o longo reinado da NVIDIA.

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.