Intel Larrabee no primeiro semestre de 2010 e com performance surpreendente




Depois de alguns contra-tempos na fase de desenvolvimento do projeto, parece que a GPU da Intel está ficando interessante.  Engenheiros envolvidos no projeto estão muito animados, em uma clara reversão das expectativas que pairavam há alguns meses atrás.

No passado, funcionários da Intel diziam que o Larrabee iria destruir tanto a AMD quanto a nVidia. Mas, depois que os primeiros problemas surgiram, a atitude mudou. A equipe que trabalha no desenvolvimento do Larrabee teve seu comando alterado e os problemas começaram a ser solucionados.

Na teoria o projeto parecia perfeito, mas os resultados práticos não correspondiam às expectativas. Assim, as deficiências foram isoladas, analisadas e soluções foram propostas. A Intel fez apresentações do Larrabee para integradores OEM, e, segundo relatos destes, o Larrabee irá surpreender a concorrência na questão de performance. E que o produto estará disponível ainda no final do primeiro semestre de 2010, antes, inclusive, da Computex 2010 em Taipei.

Além disso, apesar de muitos desmentidos, já está certo que a XFX e a EVGA - tradicionais fabricantes de placas de vídeo ATI e nVidia - já fecharam acordos com a Intel para a produção de aceleradoras gráficas com o novo chip da Intel.

Entretanto, a data de lançamento no primeiro semestre de 2010 não significa que todas as aplicações, inclusive os jogos atuais, estarão prontos para rodar no Larrabee. O que será plenamente compatível, em um primeiro momento, serão as aplicações profissionais.

De qualquer forma, os dissabores da Intel com o desenvolvimento de uma GPU do zero são emblemáticos do acerto da AMD em comprar a ATI. Sabe-se que a Intel já torrou alguns bilhões de dólares no desenvolvimento do Larrabee, uma cifra provavelmente da mesma magnitude da que a AMD usou para comprar a ATI. Mas, a AMD já está lucrando com a ATI faz um bom tempo, e adquiriu uma expertise no ramo que a Intel está ainda lutando para tentar igualar.

As pessoas que criticam o Hector Ruiz se esquecem que foi esse executivo, que quando estava à frente da AMD, tomou as duas principais e mais acertadas decisões da AMD na última década: a aquisição da ATI e a separação da AMD em duas unidades independentes.

Fonte: BRIGHT SIDE OF NEWS


Comentários